ABC Capoeira

Abaixo podemos ver algumas expressões e palavras relacionadas a cultura da arte capoeira: 


A
AÇO - arame extraido do pneu de carro, ou moto, para montar um berimbau. Também pode significar faca.

ÁGUA DE BEBER - água pura, água boa.

ALTO DA SINAGOGA - rio de Janeiro seculo XIX. Tal expressão significava rosto.

ANGOLEIRO - capoeirista que só pratica capoeira angola. Fiél as tradições, fundamentos, jeitos e trejeitos desta proposta.

AQUINDERRÊ- Viva meu rei, viva meu Deus.

APARELHO MASTIGANTE
 - expressão muito utilizada no rio de Janeiro seculo XIX. significava "boca".

AXÊ - energia positiva, força, vibração vinda do "plano astral"


B

BANDO - grupo.

BANHO de FUMAÇA - expressão do seculo XIX (Capoeiragem do Rio de Janeiro), significava tombo - rasteira.

BARULHO - som, ruido, também pode significar briga, confusão.

BATERIA - é a junção dos instrumentos em conjunto com os tocadores.

BATIZADO - Cerimonial criado por mestre BIMBA, cujo objetivo primordial era a introdução oficial do iniciante ao universo capoeiristico.

BENGUELA - Uma região do continente africano. Na capoeira regional baiana é um toque especifico de berimbau que dita um determinado tipo de jogo. BERIMBA - espécie de madeira utilizada como "corpo"(verga) do berimbau.

BEROTEIRO - capoeirista que comparece nas rodas, seminários e eventos em geral para ficar de ''oba - oba'', não treina, não participa, só quer tirar fotos com mestres famosos, fica copiando ''movimentos'' por fitas, dvd, e ainda assim quer ter voz ativa.

BOCA DA RODA - Local por onde inicia-se o jogo, geralmente na frente dos instrumentos.

BOCA DE ESPERA - local por onde inicia-se o jogo geralmente na frente dos instrumentos. Também designa o capoeirista que não executa muitos movimentos, ficando assim aguardando a oportunidade mais propícia para derrubar ou atingir seu companheiro/adversário de jogo.

BUMBA MEU BOI
 - uma espécie de dança folclórica muito comum em algumas partes do nordeste Brasileiro. Na capoeira alguns grupos executam um tipo de jogo mais truncado onde os mesmo o identificam como bumba meu boi.


C


CABAÇA - caixa de ressonância do berimbau.

CABECEIRO - capoeirista esperto, conhecedor de truques e manhas, ou ainda expert em cabecadas.

CABRA - expressão comum no nordeste Brasileiro. significa homem, alguém.

CAIR NO AÇO 
- Segundo mestre BIMBA era quando o iniciante jogava pela primeira vez ao som do berimbau, como tamb?m pode ser apanhar de faca.

CAMARÁ, CAMARÁDINHO, CAMÁRADA - amigo, parceiro, companheiro, ou ainda alguém certo ou incerto.

CAMDOMBLÊ - culto religioso oriundo de algumas regiões do continente africano. No Brasil também é conhecido PERJORATIVAMENTE como MACUMBA, e algumas pessoas desinformadas confundem com MAGIA NEGRA.

CAMPOS DE MANDINGA - "pode ser a qualificação" dada a rodas de capoeira que estejam em sintonia com os rituais, tradições e fundamentos da arte capoeira. E como consequencia receba o respeito e a presença de capoeiristas conceituados e "entidades" em geral.

CASA NOVA
 - iniciante, aluno novo, menos experiente.

CHAMADA PARA O PASSO A DOIS
 - procedimento tipico pertinente ao sistema da capoeira (de) angola. Também conhecido como "chamada de benção" ou simplesmente "chamada". Perde-se em algarismos matemáticos as tentativas de definição para tal procedimento. Em uma tentativa bem simplória, seria o momento de ruptura da dinâmica de jogo,ato este que é realizado por um dos jogadores, cujo objetivo pode variar muito de acordo com cada crença, filosofía, ou conhecimento em questão.

COBRA CRIADA - capoeirista experiente, já viu e viveu muita coisa boa e ruim.

COMPRA DE JOGO - entar com um dos jogadores que estejam jogando, vindo assim a substitui-lo.

CORDA, ou CORDÃO - Representação unica e exclusivamente simbólica dos estágios de aprendizagem existentes entre principiantes até o graú mor, que pode ser MESTRE, GRÃO-MESTRE, ou ainda MESTRE MOR. Tal sistema inexiste na proposta de capoeira(de) angola, e tamb?m na propria regional baiana. MESTRE BIMBA utilizava lencos (esguiões de seda), e medalhas, como alusão as fases de aprendizagem de seus educandos.

CULTURA - É o conjunto de conhecimentos práticos, teóricos, científicos, filosóficos, populares, e etc que podem ser formal ou informalmente transmitidos de geração a geração.


D

DÊNDE - fruto do dêndenzeiro de onde se extrai o óleo de dênde. Óleo este muito utilizado na cúlinaria baiana. Ter Dênde na arte-capoeira, é ser possuidor de malicia, ter bons e sólidos fundamentos, conhecimento, vivência ativa, sentimento e expressão no jogar e cantar entre outras boas qualidades.

DESTEMIDO - valente, corajoso.

DOBRAO - Moeda de 40 réis que era utilizada para tocar berimbau, hoje em dia são pequenas peças de metais com o mesma finalidade.


E

ENTRADAS - Encaixe de movimentos.


F

FACA DE PONTA - Capoeirista perigoso.

FERRO DE ENGOMAR - Ferro de passar roupa

FERRO DE FURAR - Faca

FILOSOFÍA - Vocábulo de origem grega, que significa FILOS-amigo, SÓFIA-sabedoria, amigos da sabedoria. Ter filosofía é acreditar e seguir uma determinada linhagem de pensamentos e comportamentos.

FINALIZAR ou FINALIZACAO - terminar com o jogo, de maneira brusca ou ERRONEAMENTE utilizando recursos de jiu-jitsu.

FIRMA - rio de janeiro seculo XIX, significava NÃO CORRE.

FUNDAMENTOS - ter uma base, possuir conhecimento, seguir uma filosofía, uma tradição.


G


GOGÓ DE OURO - bom cantor

GUNGA - berimbau de som grave, também chamado de berra boi. Considerado o "mestre da bateria".

GUERREIRO - valente, corajoso, esforçado, não corre de jogo duro independente de estar em vantagem ou desvantagem, seja onde seja, seja contra quem seja.


I


IAIÁ - Diminutivo de senhora, sinhá, senhorinha, sinházinha, IAIÁ. Acredita-se que era a maneira de como os escravos africanos chamavam por espontânea vontade ou eram obrigados a chamar as mulheres Brancas na êpoca da escravidão no Brasil.

 - Uma forma muito utilizada para solicitar atenção, iniciar uma ladainha, ou ainda parar ou finalizar uma roda.

IÚNA - um pássaro da fauna Brasileira, também um toque da capoeira regional baiana, que segundo comenta-se, era uma "réplica" do cantar do pássaro.


J


JOGO ARROCHADO - Jogo duro, pode ser violento em todos os aspectos, como pode ser objetivo no que entende-se como objetivo sem a necessidade de violencia e ou destruição fisica, moral ou ainda psicologica de alguém certo ou incerto.

JOGO DE COMPADRE ou COMADRE - jogo amistoso, onde ninguém "pressiona" ou "ataca" ninguém.

JOGO DE CROCODILO - Jogo de falsidade.

JOGO DE DENTRO
 - pode ser a designação para um jogo que é realizado proximo ao oponente, como pode ser um jogo realizado no chão.

JOGO DE FORA - Pode ser a definição para um jogo mais distante, ou ainda um jogo alto.


K


KATINGUELÊ - meninos capoeiristas(iniciantes) que iam na frente das "maltas" provocando os grupos rivais.


M


MACACO - século XIX, significava policia, policiais, não só no Rio de Janeiro, como em algumas cidades do nordeste Brasileiro.

MALANDRAGEM - esperteza, sagacidade ao negociar, no agir, no tratar com as pessoas, com as situações diárias. É um capoeirista cheio de truques e artimanhas. Porém hoje em dia no Brasil Malandragem e sinónimo de BANDIDAGEM, em suma são duas coisas distintas, ou ao menos eram.

MALTAS - grupos de capoeiristas.

MALICIOSO - É o portador de malicia.

MANDINGA - Região da Africa ocidental banhada pelos rios NIGER, SENEGAL e GÂMBIA. Onde acredita-se serem alguns moradores de tais regiôes excelentes feiticeiros. Mandinga é por mim qualificado como o "segredo" sobre algo que todos os seres humanos carregam dentro de si. Pode ainda ter uma conotação religiosa-profana. Em suma é um tema complexo e polêmico. Complexo pela possibilidade de adentrarmos em campos religiosos e ou misticos, e polêmico pela possibilidade de choques de crenças no campo religioso.

MELADO - Rio de Janeiro seculo XIX, expressão que significava e até hoje significa sangue.

MOLEJO - E um jeito particular que cada pessoa tem de movimentar seu corpo, seja andando, "gingando", executando um movimento, e etc.


O


ORIGINAL - deriva de origem, algo ou alguém que segue um determinado costume e ou comportamento, mantendo as bases que deram origem ao mesmo.

ORIXÁ - ORI= cabeça, XÁ= o que está acima da cabeca. Definição dos Deuses africanos.


P

PÉ DA CRUZ - local por onde entra-se na roda.

PÉ DO BERIMBAU - idem ao anterior.

PATÚA - Seria um objeto(amuleto), ou uma pequena bolsa com objetos "secretos" dentro que algumas pessoas carregam consigo e que acreditam serem tais objetos possuidores de energias positivas, que com isso podem protêge-las contra mau olhado, inveja entre outros males de maior ou menor gravidade, vindo inclusive a livrá-los de situações desagradáveis.

PENEIRACAO - Século XIX, preparar para atacar, surpreender.

PIABA - um peixe, Também era a denominação de capoeirista sem valor.

PULA MOITA - (quem vive trocando de grupo, de mestre


R


RODA ABERTA
 - qualquer capoeirista pode participar.

RODA QUENTE - roda animada, ou roda onde a dinâmica está mais voltada para jogos de combate.

REGIONAL - (deriva da palavra região, na capoeira o vocábulo regional, refere-se a um determinado sistema de ensino-aprendizagem que surgiu na Bahia em meados da decada de 30, criado pelo mestre BIMBA.


S

SANTA MARIA - sagrada maria , mãe do senhor jesus. na capoeira é a denominacão de um especifico toque de berimbau.

SALTADOR - (Capoeirista que só faz acrobacias.

SARDINHA - navalha.

SAO BENTO
 - santo da igreja católica apostólica romana, que segundo algumas pessoas é o santo protetor contra picadas de cobras. Na capoeira é um especifico toque de berimbau sub-dividido em São bento pequeno e são bento grande de angola (capoeira[de} angola). São bento grande da regional, (capoeira regional baiana).

SAROBA - madeira podre. alguns dizem que é um tipo de capim que de tão ruim nao serve de alimento para nenhum tipo de animal. Na arte capoeira, tal qualificação é de carater perjorativo, serve para qualificar capoeiristas de baixo nivel técnico, ruim, e sem fundamento algum. Ou ainda para discriminar capoeiristas que não compartilham da mesma proposta capoeiristica.

SENTIDO NELE (a) - (preste atenção nele(a), tome cuidado com ele(a).

SOLTA A MANDINGA
 - revele os seus segredos, faca os seu truques.

SOLTA O JOGO
 - se movimente, faça mais movimentos.


T


TABARÉU - pessoa do interior nordestino. Tal qualificação em alguns casos tem uma conotação perjorativa.

TÁ NA FEBRE - só pensa em capoeira, só fala em capoeira 24 horas por dia.

TÁ NA PILHA - tem muita energia, muita disposição.

TOMA SENTIDO - presta atençao, se comporta.

TOMAR RÉ - ser passado para trás, ser apertado, ser ridicularizado na roda.

TORRE DE PENSAMENTO - cabeca (seculo XIX)

TRADIÇÃO - conjunto de atitudes que na pratica seguem um determinado costume durante anos, decadas e ate seculos, vindo assim a perservar uma cultura sem descaracteriza-la, nao permitindo assim que a mesma se perca no tempo.

TRAIRA - Um peixe. Também pode qualificar uma pessoa traidora. Não podemos confundir com o saudoso mestre traira.(in memoria)

TROCAR - pode ser conhecimento, ou executar jogo duro.

TURISTA - aluno que só aparece para treina de vez em quando.



V

VADIAR, VADIAGEM - ato de jogar capoeira. Porém tal terminologia pode ser utilizada de forma perjorativa, pois vadio e a definição de uma pessoa aversa ao trabalho honesto e por consequencia de vida duvidosa.

VISITANTE - (capoeirista de outro grupo.

VOLTA AO MUNDO 
 - andar ao redor da roda sentido horário ou anti-horário

Se quiser saber mais sobre o vocabulário da Capoeira, acesse: http://portalcapoeira.com/Dicionario