Abaixo podemos ver algumas expressões e palavras relacionadas a cultura da arte capoeira:
Retirado de : http://www.capoeira.org.gr
AÇO - arame extraido do pneu de carro, ou moto, para montar um berimbau. Também pode significar faca.
ÁGUA DE BEBER - água pura, água boa.
ALTO DA SINAGOGA - rio de Janeiro seculo XIX. Tal expressão significava rosto.
ANGOLEIRO - capoeirista que só pratica capoeira angola. Fiél as tradições, fundamentos, jeitos e trejeitos desta proposta.
AQUINDERRÊ- Viva meu rei, viva meu Deus.
APARELHO MASTIGANTE - expressão muito utilizada no rio de Janeiro seculo XIX. significava "boca".
AXÊ - energia positiva, força, vibração vinda do "plano astral"
ÁGUA DE BEBER - água pura, água boa.
ALTO DA SINAGOGA - rio de Janeiro seculo XIX. Tal expressão significava rosto.
ANGOLEIRO - capoeirista que só pratica capoeira angola. Fiél as tradições, fundamentos, jeitos e trejeitos desta proposta.
AQUINDERRÊ- Viva meu rei, viva meu Deus.
APARELHO MASTIGANTE - expressão muito utilizada no rio de Janeiro seculo XIX. significava "boca".
AXÊ - energia positiva, força, vibração vinda do "plano astral"
BANDO - grupo.
BANHO de FUMAÇA - expressão do seculo XIX (Capoeiragem do Rio de Janeiro), significava tombo - rasteira.
BARULHO - som, ruido, também pode significar briga, confusão.
BATERIA - é a junção dos instrumentos em conjunto com os tocadores.
BATIZADO - Cerimonial criado por mestre BIMBA, cujo objetivo primordial era a introdução oficial do iniciante ao universo capoeiristico.
BENGUELA - Uma região do continente africano. Na capoeira regional baiana é um toque especifico de berimbau que dita um determinado tipo de jogo. BERIMBA - espécie de madeira utilizada como "corpo"(verga) do berimbau.
BEROTEIRO - capoeirista que comparece nas rodas, seminários e eventos em geral para ficar de ''oba - oba'', não treina, não participa, só quer tirar fotos com mestres famosos, fica copiando ''movimentos'' por fitas, dvd, e ainda assim quer ter voz ativa.
BOCA DA RODA - Local por onde inicia-se o jogo, geralmente na frente dos instrumentos.
BOCA DE ESPERA - local por onde inicia-se o jogo geralmente na frente dos instrumentos. Também designa o capoeirista que não executa muitos movimentos, ficando assim aguardando a oportunidade mais propícia para derrubar ou atingir seu companheiro/adversário de jogo.
BUMBA MEU BOI - uma espécie de dança folclórica muito comum em algumas partes do nordeste Brasileiro. Na capoeira alguns grupos executam um tipo de jogo mais truncado onde os mesmo o identificam como bumba meu boi.
CABAÇA - caixa de ressonância do berimbau.
CABECEIRO - capoeirista esperto, conhecedor de truques e manhas, ou ainda expert em cabecadas.
CABRA - expressão comum no nordeste Brasileiro. significa homem, alguém.
CAIR NO AÇO - Segundo mestre BIMBA era quando o iniciante jogava pela primeira vez ao som do berimbau, como tamb?m pode ser apanhar de faca.
CAMARÁ, CAMARÁDINHO, CAMÁRADA - amigo, parceiro, companheiro, ou ainda alguém certo ou incerto.
CAMDOMBLÊ - culto religioso oriundo de algumas regiões do continente africano. No Brasil também é conhecido PERJORATIVAMENTE como MACUMBA, e algumas pessoas desinformadas confundem com MAGIA NEGRA.
CAMPOS DE MANDINGA - "pode ser a qualificação" dada a rodas de capoeira que estejam em sintonia com os rituais, tradições e fundamentos da arte capoeira. E como consequencia receba o respeito e a presença de capoeiristas conceituados e "entidades" em geral.
CASA NOVA - iniciante, aluno novo, menos experiente.
CHAMADA PARA O PASSO A DOIS - procedimento tipico pertinente ao sistema da capoeira (de) angola. Também conhecido como "chamada de benção" ou simplesmente "chamada". Perde-se em algarismos matemáticos as tentativas de definição para tal procedimento. Em uma tentativa bem simplória, seria o momento de ruptura da dinâmica de jogo,ato este que é realizado por um dos jogadores, cujo objetivo pode variar muito de acordo com cada crença, filosofía, ou conhecimento em questão.
COBRA CRIADA - capoeirista experiente, já viu e viveu muita coisa boa e ruim.
COMPRA DE JOGO - entar com um dos jogadores que estejam jogando, vindo assim a substitui-lo.
CORDA, ou CORDÃO - Representação unica e exclusivamente simbólica dos estágios de aprendizagem existentes entre principiantes até o graú mor, que pode ser MESTRE, GRÃO-MESTRE, ou ainda MESTRE MOR. Tal sistema inexiste na proposta de capoeira(de) angola, e tamb?m na propria regional baiana. MESTRE BIMBA utilizava lencos (esguiões de seda), e medalhas, como alusão as fases de aprendizagem de seus educandos.
CULTURA - É o conjunto de conhecimentos práticos, teóricos, científicos, filosóficos, populares, e etc que podem ser formal ou informalmente transmitidos de geração a geração.
DÊNDE - fruto do dêndenzeiro de onde se extrai o óleo de dênde. Óleo este muito utilizado na cúlinaria baiana. Ter Dênde na arte-capoeira, é ser possuidor de malicia, ter bons e sólidos fundamentos, conhecimento, vivência ativa, sentimento e expressão no jogar e cantar entre outras boas qualidades.
DESTEMIDO - valente, corajoso.
DOBRAO - Moeda de 40 réis que era utilizada para tocar berimbau, hoje em dia são pequenas peças de metais com o mesma finalidade.
ENTRADAS - Encaixe de movimentos.
FACA DE PONTA - Capoeirista perigoso.
FERRO DE ENGOMAR - Ferro de passar roupa
FERRO DE FURAR - Faca
FILOSOFÍA - Vocábulo de origem grega, que significa FILOS-amigo, SÓFIA-sabedoria, amigos da sabedoria. Ter filosofía é acreditar e seguir uma determinada linhagem de pensamentos e comportamentos.
FINALIZAR ou FINALIZACAO - terminar com o jogo, de maneira brusca ou ERRONEAMENTE utilizando recursos de jiu-jitsu.
FIRMA - rio de janeiro seculo XIX, significava NÃO CORRE.
FUNDAMENTOS - ter uma base, possuir conhecimento, seguir uma filosofía, uma tradição.
GOGÓ DE OURO - bom cantor
GUNGA - berimbau de som grave, também chamado de berra boi. Considerado o "mestre da bateria".
GUERREIRO - valente, corajoso, esforçado, não corre de jogo duro independente de estar em vantagem ou desvantagem, seja onde seja, seja contra quem seja.
IAIÁ - Diminutivo de senhora, sinhá, senhorinha, sinházinha, IAIÁ. Acredita-se que era a maneira de como os escravos africanos chamavam por espontânea vontade ou eram obrigados a chamar as mulheres Brancas na êpoca da escravidão no Brasil.
IÉ - Uma forma muito utilizada para solicitar atenção, iniciar uma ladainha, ou ainda parar ou finalizar uma roda.
IÚNA - um pássaro da fauna Brasileira, também um toque da capoeira regional baiana, que segundo comenta-se, era uma "réplica" do cantar do pássaro.
JOGO ARROCHADO - Jogo duro, pode ser violento em todos os aspectos, como pode ser objetivo no que entende-se como objetivo sem a necessidade de violencia e ou destruição fisica, moral ou ainda psicologica de alguém certo ou incerto.
JOGO DE COMPADRE ou COMADRE - jogo amistoso, onde ninguém "pressiona" ou "ataca" ninguém.
JOGO DE CROCODILO - Jogo de falsidade.
JOGO DE DENTRO - pode ser a designação para um jogo que é realizado proximo ao oponente, como pode ser um jogo realizado no chão.
JOGO DE FORA - Pode ser a definição para um jogo mais distante, ou ainda um jogo alto.
KATINGUELÊ - meninos capoeiristas(iniciantes) que iam na frente das "maltas" provocando os grupos rivais.
MACACO - século XIX, significava policia, policiais, não só no Rio de Janeiro, como em algumas cidades do nordeste Brasileiro.
MALANDRAGEM - esperteza, sagacidade ao negociar, no agir, no tratar com as pessoas, com as situações diárias. É um capoeirista cheio de truques e artimanhas. Porém hoje em dia no Brasil Malandragem e sinónimo de BANDIDAGEM, em suma são duas coisas distintas, ou ao menos eram.
MALTAS - grupos de capoeiristas.
MALICIOSO - É o portador de malicia.
MANDINGA - Região da Africa ocidental banhada pelos rios NIGER, SENEGAL e GÂMBIA. Onde acredita-se serem alguns moradores de tais regiôes excelentes feiticeiros. Mandinga é por mim qualificado como o "segredo" sobre algo que todos os seres humanos carregam dentro de si. Pode ainda ter uma conotação religiosa-profana. Em suma é um tema complexo e polêmico. Complexo pela possibilidade de adentrarmos em campos religiosos e ou misticos, e polêmico pela possibilidade de choques de crenças no campo religioso.
MELADO - Rio de Janeiro seculo XIX, expressão que significava e até hoje significa sangue.
MOLEJO - E um jeito particular que cada pessoa tem de movimentar seu corpo, seja andando, "gingando", executando um movimento, e etc.
ORIGINAL - deriva de origem, algo ou alguém que segue um determinado costume e ou comportamento, mantendo as bases que deram origem ao mesmo.
ORIXÁ - ORI= cabeça, XÁ= o que está acima da cabeca. Definição dos Deuses africanos.
PÉ DA CRUZ - local por onde entra-se na roda.
PÉ DO BERIMBAU - idem ao anterior.
PATÚA - Seria um objeto(amuleto), ou uma pequena bolsa com objetos "secretos" dentro que algumas pessoas carregam consigo e que acreditam serem tais objetos possuidores de energias positivas, que com isso podem protêge-las contra mau olhado, inveja entre outros males de maior ou menor gravidade, vindo inclusive a livrá-los de situações desagradáveis.
PENEIRACAO - Século XIX, preparar para atacar, surpreender.
PIABA - um peixe, Também era a denominação de capoeirista sem valor.
PULA MOITA - (quem vive trocando de grupo, de mestre
RODA ABERTA - qualquer capoeirista pode participar.
RODA QUENTE - roda animada, ou roda onde a dinâmica está mais voltada para jogos de combate.
REGIONAL - (deriva da palavra região, na capoeira o vocábulo regional, refere-se a um determinado sistema de ensino-aprendizagem que surgiu na Bahia em meados da decada de 30, criado pelo mestre BIMBA.
SANTA MARIA - sagrada maria , mãe do senhor jesus. na capoeira é a denominacão de um especifico toque de berimbau.
SALTADOR - (Capoeirista que só faz acrobacias.
SARDINHA - navalha.
SAO BENTO - santo da igreja católica apostólica romana, que segundo algumas pessoas é o santo protetor contra picadas de cobras. Na capoeira é um especifico toque de berimbau sub-dividido em São bento pequeno e são bento grande de angola (capoeira[de} angola). São bento grande da regional, (capoeira regional baiana).
SAROBA - madeira podre. alguns dizem que é um tipo de capim que de tão ruim nao serve de alimento para nenhum tipo de animal. Na arte capoeira, tal qualificação é de carater perjorativo, serve para qualificar capoeiristas de baixo nivel técnico, ruim, e sem fundamento algum. Ou ainda para discriminar capoeiristas que não compartilham da mesma proposta capoeiristica.
SENTIDO NELE (a) - (preste atenção nele(a), tome cuidado com ele(a).
SOLTA A MANDINGA - revele os seus segredos, faca os seu truques.
SOLTA O JOGO - se movimente, faça mais movimentos.
TABARÉU - pessoa do interior nordestino. Tal qualificação em alguns casos tem uma conotação perjorativa.
TÁ NA FEBRE - só pensa em capoeira, só fala em capoeira 24 horas por dia.
TÁ NA PILHA - tem muita energia, muita disposição.
TOMA SENTIDO - presta atençao, se comporta.
TOMAR RÉ - ser passado para trás, ser apertado, ser ridicularizado na roda.
TORRE DE PENSAMENTO - cabeca (seculo XIX)
TRADIÇÃO - conjunto de atitudes que na pratica seguem um determinado costume durante anos, decadas e ate seculos, vindo assim a perservar uma cultura sem descaracteriza-la, nao permitindo assim que a mesma se perca no tempo.
TRAIRA - Um peixe. Também pode qualificar uma pessoa traidora. Não podemos confundir com o saudoso mestre traira.(in memoria)
TROCAR - pode ser conhecimento, ou executar jogo duro.
TURISTA - aluno que só aparece para treina de vez em quando.
VADIAR, VADIAGEM - ato de jogar capoeira. Porém tal terminologia pode ser utilizada de forma perjorativa, pois vadio e a definição de uma pessoa aversa ao trabalho honesto e por consequencia de vida duvidosa.
VISITANTE - (capoeirista de outro grupo.
VOLTA AO MUNDO - andar ao redor da roda sentido horário ou anti-horário
Se quiser saber mais sobre o vocabulário da Capoeira, acesse: http://portalcapoeira.com/Dicionario